O Ramadão ou Ramadã, também grafado Ramadan é a celebração mais especial ao povo muçulmano. Este ano o Ramadan começou no dia 05 de maio e finaliza no início da noite do dia 4 de junho.

O Ramadan é especial, pois celebra a renovação da fé, reflexão e devoção a Alá. Ter auto-controle é muito importante nesta época do ano, por 30 dias o povo muçulmano faz jejum, não consomem bebidas alcoólicas e abstêm do sexo.

Para quem está em ótimas condições de saúde, já chegou à puberdade e não está grávida é dever e obrigação o jejum. O Ramadan não acontece somente no Oriente Médio, aqui no Brasil por exemplo, o Censo de 2010 apontou que mais de 35 mil pessoas são convertidas ao Islã, segundo a Federação das Associações Mulçumanas do Brasil (FAMBRAS) este número deve ser maior, devido a refugiados que chegaram no Brasil nos últimos tempos.

As orações no mês da celebração aumentam as visitas às mesquitas de todo o mundo. Além das cinco orações diárias, durante o mês sagrado recita-se uma oração especial, o Taraweeh.

Aos visitantes a países que celebram a data, vale o dever respeitar, caso ocorra uma viagem no mês do Ramadan, fique atento, pois todos os restaurantes ficarão fechados durante o dia, alguns hotéis tem restaurantes que atendem aos turistas. Não coma, beba ou fume nas ruas, é um sinal de total desrespeito.

Ao final do Ramadan, acontece a maior festa de desjejum o Ei Al-Fitr, como costume, eles vestem as melhores roupas, oferecem boa comida a familiares e amigos.