É possível abrir a porta do avião em pleno voo?

É possível abrir a porta do avião em pleno voo?

26/12/2019 0 Por novaoperadora

Se a provocação do título deste post te incentivou a bancar o James Bond ou Ethan Hunt, de Missão Impossível, aborte agora mesmo a ideia. Isso porque abrir a porta de um avião não é uma possibilidade para nenhum passageiro, em especial graças a um mecanismo chamado fecho hermético, que impede a passagem de ar pelas portas da aeronave.

Vale ressaltar que, em primeira instância, as portas da aeronave são trancadas mecanicamente pelo piloto, e só ele “pode” destravá-las. Adicione a este procedimento o fato de a pressurização impedir a abertura das portas enquanto o avião está em operação. Na sua próxima viagem de avião, repare na porta. Você notará uma forma cônica bem interessante, que é fechada literalmente como uma rolha, forçando assim uma pressão dentro das cabines. É este mecanismo que permite o passageiro respirar e, em alguns casos, sinta aquele leve desconforto nos ouvidos.

Ou seja, nenhum ser humano pode vencer a força da pressurização. Ponto final.

Janelas

O ponto fraco dos aviões não são as portas, e sim as janelas, essas sim podem ser quebradas, fazendo um belo estrago, como ocorreu em 1988, em um voo da Aloha Airlines. Na oportunidade, uma das janelas da aeronave rompeu e uma pessoa foi arrastada para fora do avião devido à forte pressão.

Mas, calma!

Ao sentar na janelinha, relaxe e curta o momento, pois esse tipo de acidente é praticamente impossível de acontecer nos dias atuais, graças aos avanços tecnológicos da aviação. Ufa!

E aí, gostou dessa curiosidade? Fique à vontade para compartilhar nas redes sociais da sua agência. Este conteúdo foi feito pra você, agente de viagens!