Conheça o Atlas dos Viajantes do Brasil

Conheça o Atlas dos Viajantes do Brasil

13/02/2020 0 Por novaoperadora

Vai viajar pelo Brasil? Que tal ir acompanhado de um explorador ou viajante do século passado? Isso mesmo!

Com a ajuda da plataforma interativa “Atlas dos viajantes do Brasil”, projeto criado pela Universidade de São Paulo (USP), você poderá viajar pelo Brasil e descobrir de forma interativa o que os exploradores do século passado viram e pensaram sobre determinados destinos.

O site está disponível através de uma coleção histórica disponível na biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Para se ter uma ideia, leia a seguir o que o comerciante e mineralogista britânico John Mawe escreveu sobre a cidade de São Paulo em outubro de 1807:


“São Paulo, situada em um agradável planalto, com cerca de duas milhas de extensão, é banhada, na base, por dois riachos, que, na estação das chuvas, a transformam em ilha; ligando-se ao planalto por um caminho estreito. Os riachos desembocam em largo e belo rio, o Tietê, que atravessa a cidade, numa milha de extensão, tomando a direção sudoeste.” 

Dá até uma certa inveja deste britânico que viu o belo Tietê de 1807. Aliás, qual seria a opinião dele sobre o rio ao vê-lo nos dias atuais?

O acervo tem ainda relatos de muitos outros exploradores brasileiros e estrangeiros do século XVI.

Acesse: http://viajantes.bbm.usp.br